Samuel respondeu: O que é que o SENHOR Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas.  A revolta contra o SENHOR é tão grave como a feitiçaria, e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria. O SENHOR o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele. Eu pequei! respondeu Saul. Desobedeci às ordens de Deus, o SENHOR, e às instruções que você deu. Fiquei com medo do povo e fiz o que eles queriam. Mas agora, Samuel, eu peço que perdoe o meu pecado e volte comigo para que eu possa adorar o SENHOR“. 1 Samuel 15:22-25

Saul desagradou a Deus tentando dar um “jeitinho” nas ordenanças dele. Ele cumpriu a ordem de Deus, parcialmente! Deus o manda exterminar todo o povo Amalequita: “Vá, ataque os amalequitas e destrua completamente tudo o que eles têm. Não tenha dó nem piedade. Mate todos os homens e mulheres, crianças e bebês, gado e ovelhas, camelos e jumentos” (1 Sm. 15:3). Saul cumpre a ordenança mas decide não matar as melhores ovelhas, os melhores touros, bezerros e carneiros e tudo o mais que era bom. O que ele alega? Que vai oferecer em sacrifício a Deus. Mas foi isso que foi ordenado a ele? NÃO!

Deus se alegra mais com pessoas que o obedecem do que com sacrifícios! Saul não pretendia fazer uma coisa ruim com sua atitude, mas não era a vontade do Pai. É necessário muita atenção constantemente com a nossa vida pois coisas boas, atitudes boas, palavras boas, podem não estar nos planos de Deus no momento em que pensamos estar fazendo o certo! Obediência não depende da minha opinião, ela é pra ser cumprida! Se confiamos que Deus sabe o que é melhor, não temeremos! 

Afinal de contas…

Obediência parcial é desobediência!!!!

